Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Encontro de Abertura - Porto Alegre - 13/11/2015

Projeto Curta na Educação - Edição Temática 2016

Curta Saneamento Básico - Encontro de Abertura

Local: Anfiteatro do Palácio do Ministério Público
Praça Marechal Deodoro, 110 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Objetivo: Formar multiplicadores para o desenvolvimento da Edição Temática 2016 do Projeto Curta na Educação, Curta Saneamento Básico, através da reflexão sobre o tema, considerando a realidade brasileira, o ordenamento jurídico, os desafios e perspectivas que se apresentam e da realização de oficinas voltadas à preparação de professores e lideranças estudantis para o trabalho junto aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Público-alvo: Professores de todas as redes de ensino, diretores, coordenadores e lideranças estudantis.

Inscrições: Gratuitas, mediante confirmação de participação através do formulário ao final da página (vagas limitadas). Prazo: 10/11/2015.

Programação:
08h - Recepção e credenciamento
08h30min - Mesa de Abertura
09h - Mesa de trabalho:
- Saneamento Básico no Brasil - Sérgio Murilo Pereira Gil - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Saneamento Básico e o Ordenamento Jurídico - Dr. Daniel Martini - Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) - MP/RS;
- Saneamento Básico Desafios e Perspectivas - Patrícia Tompsen Bandel - Instituto Trata Brasil / DMAE - Porto Alegre.
12h - Intervalo
13h30min - Oficinas: Formação de multiplicadores
- Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Diogo Bemvenuti, Irmã Maria Josete Rech;
- Ensino Fundamental II - Laudemir Demarchi, Maria Helena Trevisol;
- Ensino Médio - Cesar Roberto Ritter, José Guilherme Vidali Gottardo.
16h30min - Encerramento

Contato e informações: projeto@curtanaeducacao.org.br | (51) 3225 1837

Assessoria:
Sérgio Murilo Pereira Gil, Bacharel em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Rio de Janeiro (Mantida pelo IBGE); Especialista em Administração e Planejamento para Docentes e Mestre em Engenharia, Ambiente e Materiais pela ULBRA/Canoas. É Técnico em Planejamento e Gestão no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e atua na Supervisão de Informática no RS. É Professor do Curso de Administração da ULBRA/Guaíba.
Daniel Martini, Promotor de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) - MP/RS. Mestre em Direito Ambiental Internacional pelo Consiglio Nazionale delle Ricerche - Roma, Itália (2008/9), Doutor em Direito Ambiental pela Scuola Dottorale Internazionale Tullio Ascarelli/ Università degli Studi Roma Tre, em Roma, Itália. Professor titular da disciplina de Direito Ambiental da Faculdade do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e em outros cursos de pós-graduação e preparatórios. Coautor do livro “Crimes Ambientais: comentários à lei 9605/98”.
Patrícia Tompsen Bandel, Assistente Social graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas - RS), Especialista em Administração Hospitalar e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). É servidora pública municipal há 14 anos, coordena o trabalho técnico social do DMAE de Porto Alegre desde 2007 e é Coordenadora da Assessoria de Relacionamento com a Comunidade. Embaixadora do Instituto Trata Brasil nesta atividade.

Informações adicionais poderão ser disponibilizadas nesta página.

Material de Apoiohttp://bit.ly/1LyKsOa

Faça o download do Cartaz, imprima e divulgue: http://bit.ly/1FVb6yF 

Ver Toda Agenda