Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Lançamento do Site do Projeto Curta na Educação

Publicada em 08/07/2013

O lançamento do site do Projeto Curta na Educação foi realizado, em cerimônia que teve lugar no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira - 08 de julho de 2013 -, em Porto Alegre.

A cerimônia, organizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional, objetivou apresentar o Site do Projeto Curta na Educação como instrumento privilegiado de comunicação e interação entre os diferentes atores envolvidos na sua realização. Na ocasião foram ratificadas as parcerias nesta iniciativa que pretende mobilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, de todas as redes de ensino, na reflexão e ação voltadas para questões de interesse social, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

Participaram da atividade, fazendo uso da palavra, o Deputado Miki Breier, integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, a Ir. Amélia Thiele, Conselheira Estadual da Associação Nacional de Educação Católica no RS (ANEC), a Procuradora de Justiça Dr.ª Maria Regina Fay de Azambuja, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público do RS, o Sr. Rui Antonio de Souza, membro da Equipe do Jornal Mundo Jovem, a Sr.ª Paola Larroque Alencastro, integrante do Grupo de Trabalho Interinstitucional e a estudante do Instituto de Educação São Francisco, Laura Costa Fiorese.

Estiveram presentes na atividade a Sr.ª Beatriz Kersting Machado, Assessora Técnica do Conselho Estadual de Educação, a Ir. Vilma Tereza Rech, integrante da Diretoria do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul (CONER/RS) e o Sr. Luiz Carlos Selbach, Coordenador de Pastoral no Centro Universitário La Salle de Canoas. Foram registradas as presenças de representações das segintes Instituições de Ensino: Colégio Marista Rosário, Colégio Anchieta, Instituto de Educação São Francisco, Instituto Vicente Pallotti e Escola Mãe Admirável.

O site do Projeto Curta na Educação foi desenvolvido pela Agência Digital Netface, parceira desta iniciativa. A apresentação da solução, com sua estrutura, funcionamento, recursos e interatividade, foi realizada pelo Secretário Estadual da ANEC no Rio Grande do Sul, Harlei Antonio Noro. O site do Projeto está disponível no endereço www.curtanaeducacao.org.br.

Após a cerimônia os presentes foram recepcionados em coffee break oferecido pela Associação Nacional de Educação Católica e pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Permanece, a todos, o convite para “curtir” e compartilhar as notícias do site e os vídeos postados pelos participantes, contribuindo, assim, para despertar a solidariedade em relação aos problemas concretos que envolvem a sociedade brasileira e buscar caminhos de solução. A transformação da realidade é tarefa que deve ser compartilhada.

A construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz depende do protagonismo dos diferentes envolvidos nos processos educativos, particularmente dos estudantes e dos educadores. Que o canal de comunicação hoje lançado possa favorecer a construção de uma nova cultura.

Fonte: ANEC

Confira outras notícias