Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Abertura do Curta Direitos Humanos na Educação

Publicada em 11/11/2013

A abertura da Edição Temática 2014 do Projeto Curta na Educação ocorreu na sexta-feira, 08 de novembro, através do encontro que reuniu educadores de 21 Municípios e de 40 Instituições de Ensino do RS para refletir sobre a temática proposta da Campanha da Fraternidade 2014, “Fraternidade e Tráfico Humano”, e realizar a formação de multiplicadores para o Curta Direitos Humanos na Educação.

O início dos trabalhos foi marcado pela apresentação do Grupo Alma de Dança e teatro da Escola Rainha do Brasil, com a Oração de São Francisco. Em seguida, os presentes foram saudados pela Ir. Cláudia Chesini, Coordenadora do Conselho Estadual da ANEC no Rio Grande do Sul, e pelo Deputado Miki Breier, integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, representantes das Instituições realizadoras do Projeto.

O encontro prosseguiu, pela manhã, com as conferências da Sr.ª Aléxia Meurer, Psicóloga Assessora do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania - RS na PAZ e Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - NETP/RS, que disponibilizou vasto material aos educadores participantes do encontro para que possam desenvolver o processo de reflexão/ação sobre o tráfico de pessoas junto junto às Instituições de Ensino. Ao final da exposição se deu a interação com os participantes através de questões relacionadas à exposição feita e ao tema gerador da nova edição temática do Projeto Curta na Educação.

Após o almoço, os participantes foram encaminhados para as oficinas de formação de multiplicadores, voltadas para a Educação infantil e o Ensino Fundamental I, que contou com a Assessoria do Prof. Diogo Bemvenutti e da Ir. Maria Josete Rech; Ensino Fundamental II, com a Assessoria do Ir. Junior Schnorrenberger e de Rui Antônio de Souza; Ensino médio, com a Assessoria do Prof. Cesar Roberto Ritter e do Prof. Sílvio de Almeida Júnior. Ao final os participantes retornaram para Plenária e partilharam a experiência feita nas oficinas.

As Instituições de Ensino são convidadas a conhecer o Projeto e a preparar o desenvolvimento da Edição Temática 2014, no período de março a outubro, conforme objetivos e metodologia específicos. Constam da programação: o lançamento oficial da Edição 2014 será realizada em Grande Expediente na Assembleia Legislativa; a realização de Audiências Públicas em âmbito Regional e Estadual; o Concurso de Curtas. Informações adicionais sobre o Projeto podem ser encontradas no endereço www.curtanaeducacao.org.br e no Facebook www.facebook.com/curtanaeducacao.

Contato: projeto@curtanaeducacao.org.br - (51) 3225 1837

Confira outras notícias