Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Abertura do Curta Liberdade e Diversidade Religiosa

Publicada em 10/11/2014

A abertura da Edição Temática 2015 do Projeto Curta na Educação ocorreu na sexta-feira, 07 de novembro, através do encontro que reuniu educadores de 13 Municípios, com a representação de 55 Colégios e Instituições, para refletir sobre o tema Liberdade e Diversidade Religiosa e realizar a formação de multiplicadores para a nova Edição do Projeto que será desenvolvida no próximo ano.

O início dos trabalhos foi marcado pela saudação dirigida aos presentes pelos integrantes da mesa de abertura: o Presidente da ANEC, Irmão Paulo Fossati, Reitor do Centro Universitário La Salle, Pedro Francisco da Silva Filho, integrante do Grupo de Trabalho Interinstitucional pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Promotor Mauro Luís Silva de Souza, Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Eliene Amorin dos Santos, Diretora em Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, que são parceiros do Projeto.

O encontro prosseguiu, pela manhã, com as palestras do Prof. Norberto Decker, Doutorando em Antropologia Social e membro do Núcleo de Estudos da Religião (NER-UFRGS), abordando o tema "A diversidade religiosa no Brasil: desafios e perspectivas em debate" e do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Jayme Weingartner Neto, Professor do Programa de Pós?Graduação em Direito do Unilasalle, com o tema "Pluralismo religioso: tensões e liberdades no mundo pós-secular". Pelo comitê Estadual de Diversidade Religiosa manifstou-se, também, o representante Alexandre Oscar Hahn. Os palestrantes disponibilizaram material que pode ser acessado eletronicamente pelas pessoas interessadas, juntamente com outros subsídios que poderão auxiliar no desenvolvimento do processo de reflexão/ação sobre o tema da Edição junto às Instituições de Ensino, no endereço http://bit.ly/1DVZ7LL.

No período da tarde foram realizadas oficinas, com o objetivo de formar multiplicadores do Projeto, voltadas para a Educação infantil e o Ensino Fundamental I, que contou com a assessoria do Prof. Diogo Bemvenutti e da Ir. Maria Josete Rech; Ensino Fundamental II, com a contribuição dos Professores Jonas Camargo Eugenio e Maria Helena Trevisol; Ensino médio, com a orientação dos Professores Cesar Roberto Ritter e Silvio Luiz Wolitz de Almeida Júnior. Ao final os participantes retornaram para Plenária e partilharam a experiência feita nas oficinas. As Instituições de Ensino são convidadas a conhecer o Projeto e a preparar o desenvolvimento da Edição Temática 2015, no período de março a outubro, conforme objetivos e metodologia específicos. Constam da programação o Lançamento Oficial em Grande Expediente na Assembleia Legislativa; a realização de Audiências Públicas em âmbito Regional e/ou Estadual; o Concurso de Curtas.

Informações adicionais sobre o Projeto podem ser encontradas no endereço www.curtanaeducacao.org.br e no Facebook www.facebook.com/curtanaeducacao.

Confira outras notícias