Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Encontro de Abertura da Edição Temática 2016 - Curta Saneamento Básico

Publicada em 18/11/2015

A abertura da Edição Temática 2016 do Projeto Curta na Educação ocorreu na sexta-feira, 13 de novembro, através do encontro que reuniu educadores de 20 Municípios, com a representação de 46 Colégios e Instituições, para refletir sobre o tema Saneamento Básico e realizar a formação de multiplicadores para a nova Edição do Projeto que será desenvolvida no próximo ano.

O início dos trabalhos foi marcado pela saudação dirigida aos presentes pelos integrantes da mesa de abertura: Deputado Catarina Paladini, Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Irmão Valdícer Civa Fachi, Coordenador do Conselho Estadual da ANEC e Gerente da Coordenação de Pastoral da Província Marista do Rio Grande do Sul, Dr. Luís Antônio Alcoba de Freitas, Secretário-Adjunto da Secretaria da Educação, Promotor Dr. Daniel Martini, Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Sr. Pedro Dall Acqua, Coordenador da área de Saneamento da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, que são parceiros do Projeto.

O encontro prosseguiu, pela manhã, com as palestras do Sr. Sérgio Murilo Pereira Gil, Técnico em Planejamento e Gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e atua na Supervisão de Informática no RS, e abordou o tema "Saneamento Básico no Brasil", do Dr. Daniel Martini, Promotor de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público (CAOMA) - MP/RS, e abordou o tema “Saneamento Básico e o Ordenamento Jurídico” e da Sr.ª Patrícia Tompsen Bandel, Coordenadora do Trabalho Técnico Social do DMAE de Porto Alegre e da Assessoria de Relacionamento com a Comunidade representando o Instituto Trata Brasil, e abordou o tema “Saneamento Básico: Desafios e Perspectivas”. Os palestrantes disponibilizaram material que pode ser acessado eletronicamente pelas pessoas interessadas, juntamente com outros subsídios que poderão auxiliar no desenvolvimento do processo de reflexão/ação sobre o tema da Edição junto às Instituições de Ensino, no endereço http://bit.ly/1kCDQ5T. No período da tarde foram realizadas oficinas, com o objetivo de formar multiplicadores do Projeto, voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, que contou com a assessoria da Ir. Maria Josete Rech; Ensino Fundamental II, com a contribuição dos Professores Maria Helena Trevisol e Laudemir Demarchi; Ensino médio, com a orientação dos Professores Cesar Roberto Ritter e José Guilherme Vidali Gottardo. As Instituições de Ensino são convidadas a conhecer o Projeto e a preparar o desenvolvimento da Edição Temática 2016, no período de março a outubro, conforme objetivos e metodologia específicos. Consta da programação o Lançamento Oficial em Grande Expediente na Assembleia Legislativa; a realização de Audiências Públicas em âmbito Regional e/ou Estadual; o Concurso Cultural de Curtas.

Fotos do Evento: http://www.curtanaeducacao.org.br/materiais-de-apoio/

Projeto Curta na Educação

Página no Facebook: https://www.facebook.com/curtanaeducacao

Escola, Parlamento e Sociedade promovendo Cidadania!

Confira outras notícias