Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Audiência pública sobre saneamento básico reúne estudantes no Teatro Dante Barone da AL

Publicada em 04/11/2016

Alunos do ensino médio e fundamental de escolas gaúchas participaram de audiência pública sobre saneamento básico e cuidados com o planeta, na manhã desta sexta-feira (4), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento, deputado Miki Breier (PSB), a partir de proposição feita, em junho, pelo então deputado Catarina Paladini (atual secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social) e pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

Na abertura do evento, foram exibidos três vídeos produzidos por grupos de estudantes do Colégio La Salle, de Canoas, do Colégio Romano Senhor Bom Jesus, de Porto Alegre, e da Escola Fátima, da Rede Santa Paulina, de Sapucaia do Sul, dentro do projeto Curta na Educação, desenvolvido por iniciativa conjunta da ANEC e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Na sequência dos trabalhos, os estudantes e professores envolvidos na iniciativa receberam certificados de participação.

Miki Breier chamou a atenção para a crise econômica e política vivida pelo país. Disse que há uma cobrança muito forte da sociedade por ações das autoridades e que isso é importante e necessário, mas ressaltou o papel de cada um no cuidado com o planeta, como alerta o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, que inspira o projeto Curta na Educação. O deputado registrou ainda a satisfação em receber os jovens no Parlamento e o objetivo do encontro em motivá-los a serem protagonistas.

O presidente da ANEC e reitor do Unilasalle, Paulo Fossatti, contou ser professor desde os 18 anos e mencionou o quanto o tema da juventude o preocupa e o motiva. Frisou que cabe a todos deixar “este planeta um pouco mais bonito, um pouco mais alegre e mais florido”, parabenizou os jovens presentes e pediu que nunca perdessem a esperança e o brilho nos olhos.

O diretor da Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul, Eloi Flores da Silva, representando a Secretaria Estadual da Educação, saudou o ambiente democrático que existe hoje e a possibilidade de debates como o que se realizava e instigou os estudantes a serem melhores do que a sua geração. Pediu especial atenção dos jovens ao tema do bioma pampa, destacando sua singularidade e importância para os animais e seres humanos.

O promotor de Justiça da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Eduardo Coral Viegas, discorreu sobre a escolha da profissão, lembrando seu próprio processo de decisão, e o papel de cada profissional, e sobre o tema do saneamento básico. Observou que o conceito é mais amplo que o de esgoto e que, segundo a lei, inclui o fornecimento de água, o tratamento de esgoto, a varreção de rua, o recolhimento e a destinação de lixo e a drenagem e o manejo de águas pluviais.

Retomando as palavras do deputado Miki Breier acerca do papel de cada cidadão, ele aproveitou para fazer um apelo ao deputado Miki Breier, que assumirá a prefeitura de Cachoeirinha em janeiro de 2017, para que adote medidas pela obrigatoriedade da ligação das moradias à rede pública de saneamento. Também destacou os estragos às estradas devido ao fluxo intenso de caminhões de lixo de todo o Estado rumo ao aterro sanitário de Minas do Leão.

Ao término dos pronunciamentos das autoridades, a comunidade escolar acompanhou uma mesa de debate que reuniu o promotor Eduardo Coral Viegas, o técnico em Planejamento e Gestão do IBGE, Sérgio Murilo Pereira Gil, o professor de Química e de Música na Escola Fátima de Sapucaia do Sul, Daniel Pimentel, e os estudantes André Almeida Pires e Érica dos Santos Machado.

Confira o álbum de fotos do evento disponível em https://goo.gl/photos/2EFPh61GKCMdQ8f78.

Curta a página da Edição Temática no Facebook: https://www.facebook.com/curtasaneamentobasico/

Escola, Parlamento e Sociedade promovendo Cidadania!

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Confira outras notícias