Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Lançada a Campanha Curta #EducaçãonoTrânsito

Publicada em 03/08/2017

A Campanha Curta #EducaçãonoTrânsito, uma iniciativa do Projeto Curta na Educação, foi lançada nesta quinta-feira (03/08), em Porto Alegre, no Colégio Marista Champagnat, e contou com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e, particularmente, estudantes, professores, coordenadores e diretores de Instituição de Ensino de vários Municípios do Estado.

A Campanha, organizada a partir de demanda apresentada pela Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/RS) - Um Conselho Pela Vida -, com a participação e o envolvimento de várias Instituições parceiras, de maio a julho de 2017, visa incentivar as Instituições de Ensino a mobilizarem a comunidade escolar para organizar e participar de atividades voltadas à promoção da segurança, civilidade, respeito e educação no trânsito, em vista do cuidado e proteção da vida.

A definição do local para o lançamento da Campanha se deu em função dos projetos desenvolvidos pelo Colégio, voltados para a conscientização no trânsito e o cuidado com a vida, e que foram destaque no Bom dia Rio Grande, programa jornalístico da RBS TV, ao compartilhar boas práticas no trânsito.

A Escolinha de Trânsito da Brigada Militar também esteve presente no início da manhã, realizando atividades de educação no trânsito. Os estudantes conheceram melhor os cuidados que devem ter ao atravessarem a rua, andarem de bicicleta e respeitarem as leis de trânsito. Os participantes do lançamento visitaram o ginásio e acompanharam de perto o excelente trabalho desenvolvido pela Escolinha, com a participação do boneco Azulão da EPTC.

Após a apresentação da Campanha as autoridades presentes destacam a importância da iniciativa e a necessidade de articulação entre as diferentes instâncias do poder público e do mundo da educação em vista da segurança no trânsito. Inicilamente, fez uso da palavra a Diretora do Colégio Marista Champagnat, Simone Engler Hahn, que destacou a importância da iniciaativ. Fizeram uso da palavra: Ir. Valdícer Civa Fachi - Coordenador do Conselho Estadual da ANEC, Nelci Naor Senger - presidente da Associação Nacional de Escolas Luteranas -, Marcelo Soletti de Oliveira - Diretor-Presidente da EPTC -, Luiz Noé Souza Soares - Presidente do CETRAN/RS -, Major Alexandre da Rosa - Chefe de Seção do Comando Rodoviário da Brigada Militar -, Bruno Eizerik - Presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul -, Deputado Jeferson Fernandes - Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Foram apresentados, ainda, os demais parceiros, com destaque para a presença de Aurinez Rospide Schmitz - Presidente do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito -, Natacha Ledesma Gastal, Coordenadora Executiva da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. O Instituto Zero Acidente - IZA integra, também, o grupo dos atuais parceiros da Campanha Curta #EducaçãonoTrânsito.

Estiveram presentes no lançamento o Diretor Adjunto do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual De Educação, José Adilson Santos Antunes, e a Sr.ª Beatriz Kersting Machado, que participa das atividades do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Projeto Curta na Educação pelo Conselho Estadual de Educação.

Ao final houve a intervenção teatral dos professores Bruno Dornelles, Cristiano Fretta e Luiza Abrantes, seguida da apresentação musical da turma 131 do Ensino Fundamental que interpretou duas canções.

Com um horizonte de trabalho que alcança mais de 2 milhões de alunos, 10 mil estabelecimentos de ensino e 130 mil professores em exercício, é posta em movimento a Campanha Curta #EducaçãonoTrânsito, em vista do cuidado e da proteção da vida.

Curta a Página da Campanha:
https://www.facebook.com/CurtaEducacaonoTransito/

Informações e contato: projeto@curtanaeducacao.org.br

Curta #EducaçãonoTrânsito

Fonte: Curta na Educação

Confira outras notícias