O que justifica a realização do Curta na Educação?
As temáticas propostas anualmente pela Campanha da Fraternidade (CF) têm como objetivo conscientizar a sociedade em relação a problemas sociais que afetam a população brasileira, buscando caminhos de transformação.
O mundo da educação, em particular aquela da educação escolar, que, dentre suas finalidades, visa o pleno desenvolvimento do educando e o seu preparo para o exercício da cidadania, conforme disposição do Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, não é indiferente à realidade social e não pode permanecer alheio às questões sociais, uma vez que, conforme preceitua a referida Lei, deverá vincular-se à prática social (Art. 1º, § 2º).
Através de um amplo processo de reflexão/ação que compreende, entre outros, a formação de multiplicadores, com a disponibilização de subsídios e referências para o tratamento das questões relacionadas ao tema anual, o desenvolvimento do Projeto nas Instituições de Ensino, conforme proposta metodológica específica, definida para cada Edição Temática, pretende promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos através da participação cidadã, com particular atenção à educomunicação, à promoção de Concurso Cultural de Curtas e à realização de Audiências Públicas.
Este processo, tendo presente o estreitamento da relação ideológica entre a Assembleia Legislativa e a Escola, envolvendo diferentes instâncias do Poder Público e da Sociedade Civil, com a apresentação de propostas e/ou demandas ao Legislativo, pelos próprios estudantes, tendo em vista a elaboração de políticas públicas sobre o tema proposto, poderá contribuir para a construção de uma cultura onde os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana sejam colocados no centro de atenção. Escola, Parlamento e Sociedade promovendo Cidadania.