Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Audiência Pública - Políticas Públicas

Publicada em 11/11/2019

Alunos dos ensinos médio e fundamental participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), na manhã desta segunda-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O objetivo do encontro foi ouvir as propostas dos jovens, a partir das reflexões feitas no desenrolar da Edição 2019 do Projeto Curta na Educação, que abordou o tema “Políticas Públicas”.  A audiência foi proposta pelo presidente da CCDH, deputado Sérgio Peres (Republicanos), e pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC). A deputada Sofia Cavedon (PT) conduziu a solenidade, ao lado de professores e autoridades públicas.

Compuseram a mesa de abertura: Hildegard Susana Jung, Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade La Salle - representando a ANEC; Patrícia Sanchotene Pacheco, Coordenadora Estadual CIPAVE, da Secretaria Estadual da Educação – SEDUC; Catarina Paladini, Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Daniela Lucca da Silva, Coordenadora do Grupo de Atuação Temática Infância e Juventude: Proteção e Educação, da Corregedoria-Geral do Ministério Público do RS.

Inicialmente, foram apresentados os dois trabalhos escolhidos em seleção pública entre aqueles selecionados pela Comissão Julgadora, dentre os inscritos e classificados na primeira fase do Concurso Cultural: Gravidez na Adolescência, produzido por alunas da 9ª Série do Colégio Santa Catarina, de Novo Hamburgo; "Está Tudo Bem", produzido por alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Centro de Educação e Cultura Cecilia Meireles, de Eldorado do Sul. Os dois trabalhos apresentandos contaram, somados o período classificatório e aquele da seleção pública, com 14.804 votos dos mais de 40 mil votos distribuidos entre os trabalhos inscritos.

Participações
O secretário Catarina Paladini destacou o trabalho realizado pelos departamentos das Mulheres e da Juventude, e elogiou o empenho dos estudantes na apresentação dos temas. Antecipou que o site da Secretaria deverá divulgar os trabalhos participantes do certame deste ano.

A Coordenadora da CIPAVE informou que os curtas selecionados estarão disponíveis em página da Secretaria Estadual de Educação, oportunizando a divulgação dos conteúdos.

Pelo MP, a promotora Daniela Lucca destacou a importância da educação e o espaço de atuação das promotorias regionais para questões coletivas e extrajudiciais.

A deputada Sofia Cavedon, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, anunciou que deverá associar a comissão ao projeto do próximo ano, tendo em vista a importância da iniciativa junto às escolas e como temas do currículo escolar. Observou que o debate sobre as políticas públicas é fundamental para a construção da cidadania, uma vez que os temas pertencem ao contexto social e devem ser debatidos no ambiente escolar, como o machismo, feminicídio, suicídio, racismo e outros assuntos.

Construindo a cidadania
Logo em seguida, em audiência pública, os professores e alunos participaram de debate com o auditor do Tribunal de Contas do Estado, César Luciano Filomena, a delegada Viviane Nery Viegas, da Polícia Civil, a professora Aline Nervo Vanner, do Colégio Santa Catarina, de Novo Hamburgo, e os alunos Igor Casarildo, do Centro de Educação e Cultura Cecília Meirelles, de Eldorado do Sul, e Aline Kronbauer Teixeira, do Instituto São Francisco, de Porto Alegre. A abordagem foi a respeito da construção e aplicação das políticas públicas do ponto de vista da educação, como forma de estimular a consciência social dos jovens.

O auditor do TC, César Luciano Filomena, explicou o papel da instituição na fiscalização da aplicação dos recursos públicos nas políticas sociais, e destacou a importância da construção da cidadania como ferramenta fundamental da democracia. A delegada Viviane Nery Viegas, diretora de Comunicação e Marketing da Polícia Civil, referiu o fato de os jovens estarem identificando o seu olhar para os problemas sociais, iniciando o aprendizado para compreender o ciclo das políticas públicas e a sua repercussão na sociedade.

Nas manifestações, os jovens relataram as pesquisas e o estudo que realizaram para a produção dos curtas, ingressando na problemática das consequências da gravidez precoce, o tráfico humano valendo-se da fragilidade dos trabalhadores vítimas da desemprego e o tema de maior impacto nas salas de aula, atualmente, que é o feminicídio e a violência contra a mulher.

Confira o álbum fotográfico: http://www2.al.rs.gov.br/fotografia/ExibeAlbum/tabid/5333/Default.aspx?IdAlbum=21945&IdxFotografia=0

Ou acesse as fotos em: https://photos.app.goo.gl/Qe2CJ9DPtCfiKkKw5 

Confira a matéria da TV AL sobre o evento: https://youtu.be/ph37waSoJRQ

Assita o vídeo da atividade: https://youtu.be/nX5kRkfTMuM 

Fonte: http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/Default.aspx?IdMateria=319004

Francis Maia - MTE 5130 | Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Foto: André Lisboa

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Confira outras notícias