Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Parlamentares e entidades defendem o protagonismo dos jovens na sociedade brasileira

Publicada em 21/10/2013

Nesta segunda-feira, 21 de outubro de 2013, o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul foi palco da Audiência Pública que debateu a temática da Campanha da Fraternidade 2013, “Fraternidade e Juventude”, marcada pela defesa do protagonismo dos jovens na sociedade brasileira.

Dentre as Instituições de Ensino que participaram da Audiência, destacamos: Colégio Marista Vettorello, Escola Nossa Senhora do Cenáculo, Escola de Educação Básica Dom Luís Guanella, Colégio Vicente Pallotti, Colégio de Educação São Francisco, Colégio Coração de Maria, Colégio Santa Catarina, Colégio Marista Pio XII e Colégio Anchieta. Participaram, ainda, representação das seguintes Instituições e Órgãos: Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Estadual de Educação, CNBB Regional Sul 3, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Coordenadoria Estadual da Juventude da SDJH, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Assessoria Nacional da Pastoral da Juventude, Comissão de Justiça e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Associação Nacional de Educação Católica e Grupo Interinstitucional, que reúne parceiros e apoiadores do Projeto Curta na Educação.

Inicialmente, foram exibidos  três curtas selecionados dentre os cinquenta vídeos inscritos no Concurso de Curtas da Edição Temática 2013 - Curta Juventude na Educação -, considerando como critério de classificação o número de curtições e compartilhamentos no site do Projeto e na página da Edição Temática no Facebook: Os Sonhos dos Jovens, 6ª e 7ª Séries da Escola São Luis Guanella de Porto Alegre; Ser Jovem, Turma 232, do 3º Ano e Juventude e Tecnologia, Turma 222, do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo. Os 50 curtas inscritos, somados, totalizam 221 minutos de vídeo e juntos receberam 2.236 opções “curtir”, tendo sido verificados 653 compartilhamentos.

As atividades prosseguiram com a aprentação cultural das Bandas Revolution, formada por estudantes do Colégio Anchieta de Porto Alegre - Gabriel Schneider, Gustavo Reichembach, Bernardo Haas e Lourenço Valentini -, e da Banda VettorArte, do Colégio Marista Vettorello de Porto Alegre, com os seguintes integrantes: Patrícia da Silva Goulart, Daivis Xavier Sequeira, Maria Luiza e Cristian Vargas.

Após a composição da mesa, os trabalhos foram conduzidos pelo Deputado Miki Breier, membro da CCDH e Presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que franqueou a palavra aos integrantes da mesma: Pe. Edson Thomassin, Assessor nacional da Pastoral da Juventude e Pároco da Paróquia São João Batista de Novo Hamburgo; Deputado Mano Changes;, membro da Comissão de Segurança e Serviços Públicos; Maurício Perondi, Analista de Pastoral do Centro de Pastoral e Solidariedade e Pesquisador do Observatório Juventudes da PUCRS; Rodrigo Souza, Psicólogo e membro da Equipe do Eaí?Tchê!; Ir. Zenilde Fontes, Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Regional Sul 3; Thiago Kolling Monteiro, aluno do  Colégio Santa Catarina de Novo Hamburgo; Gabriel Heberle, aluno do Colégio Vicente Pallotti de Porto Alegre; Guilhermo Silva Villar, aluno do Colégio Anchieta de Porto Alegre; Harlei Antonio Noro, Secretário Estadual da ANEC no Rio Grande do Sul, Fabiano Pereira, Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos. Também fizeram uso da palavra o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Pedro Westphalen, e José Fagundes, Coordenador Estadual de Juventude da SDJH.

Após manifestações de integrantes da mesa a palavra foi franqueada aos participantes, com a manifestação de alunos e educadores de Porto Alegre e Novo Hamburgo. A audiência foi encerrada, após a manifestação de integrantes da mesa, pelo Deputado Miki Breier, às 11h30min. Participaram da atividade mais de 180 pessoas.

Confira outras notícias