Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Lançamento do Curta Juventude na Educação

Publicada em 06/03/2013

No período do Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (6), o deputado Miki Breier (PSB) abordou o tema “O Protagonismo Juvenil, a Escola e o Parlamento: opções reais de mudança social". Na ocasião, o parlamentar fez o lançamento da edição de 2013 do projeto Curta na Educação, promovido pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e pela Associação Nacional de Educação Católica. Nesse ano, o projeto irá debater o tema da Juventude, que também motiva a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Edição 2013 terá o tema Juventude
Conforme Miki Breier, o projeto Curta na Educação foi iniciado no ano passado, quando o parlamentar presidia a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa. O deputado contou que, em 2012, cerca de  400 jovens trabalharam o tema da Saúde Pública. Ao final das atividades, esse jovens apresentaram suas ideias ao Parlamento gaúcho em uma audiência pública realizada no Teatro Dante Barone. “O projeto visa mobilizar adolescentes, jovens e adultos de todas as redes de ensino para a reflexão e ação voltadas a questões de interesse social, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania”, disse.
 
Já em 2013, segundo o orador do Grande Expediente, a proposta é de que os jovens se debrucem sobre o tema da Juventude. Após a conclusão dos trabalhos, os resultados deverão ser apresentados em nova audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, em outubro. “É momento de comprometimento,  de deixar o jovem falar, de silenciar e ouvi-lo, de nos colocarmos a seu lado e, inspirando-nos em seu dinamismo e irreverência, implementarmos em nível legislativo, na medida do possível, as sugestões que procederão deles, via Curta Juventude na Educação. A parceria está feita e os jovens estão cada vez mais assumindo o seu protagonismo”, disse.
 
Partipações e presenças
Manifestaram-se, em partes, os deputados Aldacir Oliboni (PT), Jorge Pozzobom (PSDB), Frederico Antunes (PP) e Maria Helena Sartori (PMDB). Acompanharam o período do Grande Expediente o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o secretário estadual da Associação Nacional de Educação Católica, Harlei Noro, o vereador de Gravataí, Paulo Silveira, entre outras autoridades e convidados. Representando os jovens que ocupavam as galerias, a estudante Maria Eduarda Prates também integrou a mesa das autoridades.

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/Default.aspx?IdMateria=280596

Confira outras notícias