Escola, Parlamento e Sociedade
promovendo Cidadania!

Curta Não Violência - Encontro de Abertura

Publicada em 23/11/2017

A abertura da VII Edição Temática Anual do Projeto Curta na Educação - Curta Não-Violência - ocorreu no dia 22 de novembro 2017, em atividade que reuniu educadores de 12 Municípios, com a representação de mais de 40 Instituições, para refletir sobre o tema "Fraternidade e superação da violência" e realizar a formação de multiplicadores para a Edição do Projeto que será desenvolvida em 2018.

O início dos trabalhos foi marcado pela saudação dirigida aos presentes pelos integrantes da mesa de abertura: Deputado Jeferson Fernandes, Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; Ir. Valdícer Civa Fachi, Coordenador do Conselho Estadual da ANEC e Gerente da Coordenação de Pastoral da Província Marista do Rio Grande do Sul; Dra. Angela Salton Rotunno, Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do Ministério Público; Dr. Jonas Scain Farenzena, Defensor Público e Dirigente do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Prof.ª Luciane Manfro, Coordenadora Estadual do Projeto CIPAVE da Secretaria da Educação. Integrou a mesa a Senhora Beatriz Kersting Machado, Assessora Técnica do Conselho Estadual de Educação.

O encontro prosseguiu, pela manhã, com o Painel "Fraternidade e superação da justiça" e as participações da Ma. Ana Claudia Cifali, integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC) da PUCRS, abordando o tema "Violência no Brasil, do Defensor Público Dr. Jonas Scain Farenzena, com o tema "Violência e ordenamento jurídico", e da Professora Dr.ª Marlene Inês Spaniol, com o tema "Caminhos de superação da violência". Os palestrantes disponibilizaram material que poderá ser acessado eletronicamente pelas pessoas interessadas, juntamente com outros subsídios que poderão auxiliar no desenvolvimento do processo de reflexão/ação sobre o tema da Edição junto às Instituições de Ensino, na página reservada ao Material de Apoio da Edição 2018, Curta Não-Violência.

No período da tarde foram realizadas oficinas, com o objetivo de formar multiplicadores do Projeto, voltadas para os níveis de ensino a seguir relacionados com as respectivas assessorias: Educação Infantil - Psicóloga Daniela Cifali; Ensino Fundamental I - Dr.ª Christiane Russomano Freire; Ensino Fundamental II - Dr. José Antônio Gerzson Linck; Ensino Médio - Ma. Ana Claudia Cifali. No turno da tarde, reservado às oficinas, foi realizada atividade voltada aos gestores das instituições de ensino, com o tema "Violência escolar: desafios, responsabilidades e perspectivas", que contou com a assessoria do Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, coordenado pela Prof.ª Luciane Manfro.

As Instituições de Ensino são convidadas a conhecer o Projeto e a preparar o desenvolvimento da VII Edição Temática Anual, no período de março a outubro de 2018, conforme objetivos e metodologia específicos. Consta da programação o Lançamento Oficial da Edição; a realização de Audiências Públicas em âmbito Regional e/ou Estadual; o Concurso Cultural de Curtas.

Confira o álbum de fotos do evento disponível em https://photos.app.goo.gl/Tj7iLj7rmF4hKsvd2.

Curta a página da Edição Temática no Facebook: https://www.facebook.com/curtanaoviolencia/

Escola, Parlamento e Sociedade promovendo Cidadania!

Fonte: Curta na Educação

Confira outras notícias